Terapia com Prática Integrativa e Complementar à Saúde

As Terapias Integrativas complementam à saúde do indivíduo, visam o reequilíbrio energético do corpo.

A aura é formada por Energia Sutil, reconhecida e estudada por várias filosofias milenares e tratadas por técnicas terapêuticas delas derivadas, como a Terapia Ayurvédica ou a Terapia Tradicional Chinesa. 

Para entendermos um pouco melhor sobre essa terapia é importante saber onde a ENERGIA do CORPO se organiza e se “subdivide” em corpos sutis do ser humano. 

Os Corpos Sutis se conectam e interpenetram tendo um reflexo direto e imediato no outro.  Cabe dizer, que o próprio corpo físico é um corpo sutil a mais, já que a matéria nada mais é, que a energia condensada.

Fonte: https://www.eusemfronteiras.com.br/os-sete-corpos-espirituais/

  • O Corpo Físico: se comunica com a áurea por meio de raios que saem dos corpos sutis e passam pelos chacras que a sua vez  se apoiam no sistema endócrino. As vibrações emitidas pelos corpos superiores são absorvidas pela estrutura óssea e pelos músculos, nervos e ligamentos. O corpo físico reage aos toques e depende de alimentos materiais para se mantiver em atividade, se comunica através os cinco sentidos básicos: tato, paladar, olfato, visão e audição.

 

  • O Corpo Etéreo (éter=estado intermediário entre a energia e a matéria) é a primeira camada da áurea logo após o corpo físico. O corpo etéreo tem a mesma estrutura do corpo físico, inclui todas as partes anatômicas e todos os órgãos. Os tecidos físicos se modelam e firmam nesse campo de energia vital que os sustentam. É um corpo formado pela energia emanada dos cinco elementos básicos da natureza: água-terra-fogo-ar-éter (onde se baseia a medicina chinesa). Serve de intermediário entre o corpo físico e as emoções. Sua energia nasce das glândulas supra renais, próximas ao umbigo.

 

  • O corpo emocional é o corpo mais fino que se segue ao corpo etérico, está associado aos sentimentos, sofre influência do Ego e da racionalidade analítica e analisa tudo o que nos cerca. É o corpo dos instintos, dos impulsos, das reações naturais, das emoções telúricas, das vontades e dos desejos. Sua emanação energética parte do plexo solar e está relacionado ao pâncreas.

 

  • O Corpo Mental – Terceira Camada: O corpo mental é o terceiro corpo da aura, que se estende além do corpo emocional e se compõe de substâncias ainda mais finas, associadas a pensamentos e processos mentais. Esse corpo aparece geralmente como luz amarela brilhante que se irradia nas proximidades da cabeça e dos ombros e se estende à volta do corpo. 

 

  • A quarta camada, ou nível astral: O Corpo Astral tende a ter o mesmo conjunto de cores do corpo emocional, mas impregnada da luz rósea do amor. É o corpo dos sentimentos, do afeto, das relações amorosas, das relações familiares e das relações com os Mestres de Luz. Este corpo se expande e a sensação é a de que não cabemos no corpo físico. Para que seja um canal de seres como mestres e anjos, os corpos 1,2 e 3 devem vibrar na mesma frequência do corpo 4. . Seus chacras estadeiam a mesma oitava de cores do arco-íris do corpo emocional.

 

  • O Corpo Etérico Padrão – Quinta Camada: A quinta camada da aura é chamada de etérico padrão porque contém todas as formas que existem no plano físico em forma heliográfica ou padronizada, como se fosse o negativo de uma fotografia. Responsável pela memória que nos acompanha durante as encarnações são as nossas programações profundas, nossas relações cármicas. Está ligado intimamente com as vibrações sonoras. Essas vibrações fazem-no caminhar do racional para o intuitivo. Seu ponto de manifestação é a garganta.

 

  • O Corpo Celestial – Sexta Camada: O sexto corpo é o nível emocional do plano espiritual. É o nível através do qual experimentamos o êxtase espiritual. Podemos alcança-lo através da meditação e de muitas outras formas de trabalho de transformação. Quando atingimos o ponto de “Estar“ onde conhecemos a nossa conexão com o todo do universo, quando vemos a luz e o amor em tudo o que existe, quando mergulhamos na luz e nos sentimos dela e ela de nós e nos identificamos com Deus, elevamos nossa consciência até o sexto nível da aura.

 

  • O Corpo Causal ( Ketériko ) – Sétima Camada: O sétimo corpo é o nível mental do plano espiritual. Quando elevamos a consciência ao sétimo nível da aura, conhecemos que nos identificamos com o Criador. A forma externa é a forma ovalada do corpo da aura e contém todos os corpos áuricos associados à encarnação atual do individuo. Esse corpo é também um padrão altamente estruturado. 

Além disso, no nível ketérico estão também as faixas de vidas passadas. São faixas coloridas de luz que cercam completamente a aura. A faixa encontrada perto da área da cabeça e do pescoço, em regra geral, é a que contém as vidas passadas que você está procurando clarear em sua atual circunstância de vida. O nível ketérico (causal) é o último nível diretamente relacionado com esta encarnação. Além desse nível está o plano cósmico, o plano que não pode ser experimentado do ponto de vista limitante de uma só encarnação.

ACUPUNTUTA TRADICIONAL CHINESA

Tomemos como exemplo a Acupuntura Tradicional Chinesa.  Esta se baseia no conhecimento do sistema de Meridianos e Pontos.  Esses Meridianos não estão presentes no corpo físico (embora alguns estudos já tenham identificado suas áreas de interação com o corpo físico), mas no corpo sutil mais denso. 

Tem conexão com o ambiente que o rodeia, capturando informações sobre a hora do dia, as estações do ano, etc., informações estas que são processadas pelo sistema de Meridianos e Pontos.  Uma agulha de acupuntura (ou outro método de ativação, como a eletroterapia transcutânea, a cromo-acupuntura ou a acupuntura laser), atuando em determinado ponto do corpo físico induz uma ação energética sutil no sistema de Meridianos e Pontos, promovendo o reequilíbrio do sistema. 

MASSAGEM, O OCIDENTAL E O ORIENTAL

A massagem  ocidental segue mais ou menos as regras da medicina ou da ciência ocidental, isto é, tratamentos comprovados cientificamente, onde são testados e aprovados os resultados no aparelho locomotor, esquelético e muscular. Entre essas massagens você encontra a massagem sueca (clássica), drenagem linfática, quiropraxia, massagem desportiva, massagem para gestantes e trigger points.

A massagem oriental visa mais o equilíbrio energético, equilibrando os chakras ou os meridianos do corpo humano. Entre essas massagens você encontrará também ayurvédica, shiatsu, Do-In, Reflexologia entre outros. Em síntese o ocidente vendo a anatomia e o sistema esquelético muscular como o principal e o oriente as energias vitais da vida.

MASSOTERAPIA

Podem-se definir os efeitos das manobras de massoterapia como tendo efeitos mecânicos e fisiológicos. A identificação dos efeitos mecânicos da massagem é importante, mas são os efeitos fisiológicos que devem ser levados em consideração com certo detalhe, visto que eles dão origem ao potencial terapêutico da massagem.

O efeito mecânico da massagem consiste em produzir estimulação dos tecidos por meio de uma pressão e estiramento ritmicamente aplicados.

Os movimentos de compressão, tração, estiramento, pressão e fricção exercem evidentes efeitos mecânicos nos tecidos. Por exemplo, as várias técnicas de amassamento e torcedura exerçam um considerável efeito mobilizador (de amolecimento, ou estiramento) sobre a pele, tecidos subcutâneos e músculos, graças à alternação de compressões e estiramentos dos movimentos da massagem.

O MERCADO DE TRABALHO PARA AS TERAPIAS COMPLEMENTARES

Quase 150 terapias alternativas são listadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), o que revela o crescente reconhecimento do trabalho deste profissional e o respeito por ele. Pode atuar em clínicas, spas, empresas, academias e hospitais. Outras possibilidades são trabalhar de maneira autônoma em consultórios ou atendimentos domiciliares ou se engajar nas atividades administrativas nos estabelecimentos que aplicam esses métodos e técnicas.

No setor público, há a promessa de novos cargos para esse profissional no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2017, o Ministério da Saúde incluiu a naturopatia na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Apesar de ser reconhecida como profissão, a naturologia ainda aguarda regulamentação. Projeto de lei nesse sentido está sendo apreciado no Congresso Nacional.

Fechar Menu

Preencha os campos abaixo, nós ligaremos para você!