O que é Constelação Familiar

O que é Constelação Familiar

Pertencer a um grupo específico é algo quase que obrigatório na formação do caráter do ser humano. Cada um, desde seu nascimento, ocupa um lugar único. A família exerce sobre o indivíduo, o peso maior em sua formação como cidadão, na religião e nos costumes. Não é apenas a carga genética que é herdada. 

Todos nós somos livres, mas o que somos hoje é fruto de uma longa cadeia de formação que perpassa os pais nos filhos e nos netos. Entender a origem de certos costumes, crenças e convicções, é uma forma de aliviar sofrimento e se auto-conhecer. A Constelação Familiar surgiu com esse propósito!

A constelação Familiar é  um método fenomenológico criado pelo alemão Bert Hellinger, que foi padre e missionário na África por mais de 20 anos, onde trabalhou e observou as tribos zulus e seus comportamentos familiares. Em seus estudos, Hellinger descobriu que traumas familiares do passado e que por muitas vezes não foram vividos pelos agentes presentes, acabavam influenciando e até se repetindo fortemente sobre as famílias do agora. 

Em suas pesquisas, Hellinger viu que casos como suicídio, morte prematura, morte violenta, abandono, falência etc., se pesquisarmos o passado desta mesma família, encontraremos o mesmo fato traumático repetido no passado. É como popularmente se diz “maldição de família.”

No estudo da Constelação Familiar, a pessoa é levada a uma profunda reflexão e análise do que afeta sua vida em particular e como as suas origens familiares afetam sua vida, diretamente ou indiretamente. Nas terapias, a pessoa acaba descobrindo origens, traumas e dificuldades vividas por sua família, o que auxilia no melhoramento da vida e na forma com que a pessoa enfrenta esses problemas. 

O método da Constelação Familiar é usado por diversos segmentos, desde tratamientos psicológicos até ferramenta de instrução e conciliação da justiça, provando que os estudos são profundos e baseados em fatos. 

Nessas épocas onde as pessoas buscam um autoconhecimento, estudar e entender as técnicas da Constelação Familiar pode ser uma saída interessante para aliviar as tensões causadas pela vida. 

Autor: Willams Ramos
Marketing e Projetos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu

Preencha os campos abaixo, nós ligaremos para você!

Fale pelo WhatsApp
Olá 👋, como podemos te ajudar?
Powered by